fbpx

Coaching de carreira

O que é Coaching?

Coaching é um processo estruturado, baseado na confiança entre o Coach e o cliente, no qual o coach serve de facilitador para que o cliente, ao seu ritmo e com os seus recursos, defina e atinja os seus objetivos.

Esses objetivos podem ser de todos os tipos: pessoais, profissionais, de equipa, de liderança, de comunicação, etc.

O que não é Coaching?

Coaching não é Terapia.
Coaching não é Psicologia.
Coaching não é Consultoria.
Coaching não é Mentoring.
Coaching não é Formação.

O que faz o Coach?

  • Cria uma relação de confiança com o cliente.
  • Ajuda o cliente a definir e especificar concretamente os seus objetivos.
  • Ajuda o cliente a definir o que é mais importante para si e o que o impede de o alcançar.
  • Ajuda o cliente a reavaliar os seus hábitos e a eliminar padrões de comportamento ineficazes.
  • Auxilia o cliente na exploração dos seus próprios recursos e na descoberta de formas para obter novos recursos que lhe permitam maximizar o seu desempenho.
  • Facilita um processo no qual o cliente explora e avalia novas perspetivas ou opções, que estejam em sintonia com as suas prioridades, visando um impacto positivo nele e nos que o rodeiam.
  • Compromete o cliente a definir e executar tarefas concretas que o levem a alcançar os seus objetivos.

Como funciona o Coaching? O que tem de diferente de outras abordagens?

Ao contrário de outras abordagens como a terapia, a consultoria e o ensino, o Coaching parte do princípio que o Cliente já tem todos os recursos de que necessita para atingir os seus objetivos, ou pode criá-los e encontrá-los. Ou seja, um Coach não diagnostica e prescreve um tratamento, não analisa e aconselha, nem ensina o Cliente.

Um Coach questiona. E o Cliente responde. Mas se o Cliente já sabe a resposta, para que precisa do Coach?

O poder das perguntas

As perguntas, quaisquer que elas sejam, não são tão inocentes como podem parecer à primeira vista. Quase todas as perguntas têm uma assunção na sua base, que tem de ser aceite por quem responde, para que possa responder. Isto é, quando uma pessoa pergunta “Quantas vezes tenho de te mandar pôr a mesa?”, por exemplo, está a assumir à partida que terá de mandar pôr a mesa várias vezes, até que a outra pessoa a ponha. Da mesma forma, quando te questionas “Porque é que ele decidiu implicar comigo?”, estás a partir do pressuposto que ele decidiu implicar contigo, excluindo todas as outras hipóteses.

O tipo de perguntas que fazes aos outros e a ti mesmo, determinam o tipo de respostas que obténs, a perspetiva com que vês a realidade e, por consequência, como moldas a tua vida. Sendo assim, no Coaching, parte-se de pressupostos poderosos, positivos e que te incitem à ação.

Só encontras aquilo que procuras

E nem sempre procuras o que queres, de facto, encontrar.

Muitas vezes a solução para os teus problemas está mesmo à tua frente. Apenas não a estás a ver, porque estás concentrado noutra coisa. Mas estás à procura da solução, não estás? Se ela estivesses à tua frente, claro que já a terias encontrado!

A questão é que nem sempre vemos o que está à nossa frente, porque estamos concentrados noutras coisas. Se não acreditas em mim, faz esta pequena experiência da próxima vez que saires à rua por mais de 15 minutos: Antes de começares pensa nas letras da matrícula do teu carro. Se não tens um carro, pensa numa combinação de letras qualquer, “IR” por exemplo. Quantos carros com essas letras na matrícula achas que vais encontrar? Agora, sai de casa e conta todos os que encontrares. Alguma vez tinhas reparado que eram tantos? E contudo, passas por carros com essas letras na matrícula todos os dias. Simplesmente estás concentrado noutras coisas.

Do mesmo modo, estás à procura da solução para o teu problema ou de uma maneira de alcançares o teu objetivo, num determinado sítio, de uma determinada maneira. Muitas vezes, dentro da tua zona de conforto e daquilo que te é familiar. O que o Coach faz é ajudar-te a abrir os teus horizontes, a procurar soluções noutro lado, a conectar pontos que antes estavam desconectados na tua mente.

O Coaching funciona como um foco de luz. Estás focado no teu problema e o Coach vai ajudar-te a focar no teu objetivo, vai tirar a luz daquilo que não te beneficia e iluminar o caminho, os recursos e as motivações que te vão fazer chegar onde queres.

Coaching de carreira é para mim?

O Coaching de carreira foca-se em ajudar as pessoas a definirem os seus objetivos profissionais, a identificarem a sua vocação, a traçarem um plano para mudança de carreira ou para crescimento profissional.

Sendo assim, coaching de carreira é para ti se:

  • Procuras um novo rumo na tua vida
  • Pretendes alcançar os teus objetivos
  • Procuras mudar algo na tua vida profissional
  • Queres encontrar a tua vocação
  • Queres escolher/mudar de carreira
  • Queres encontrar estratégias para alcançar e manter elevados níveis de satisfação com os vários aspetos da tua vida profissional
  • Queres aumentar a tua autoestima e/ou autoconfiança

Quero fazer uma sessão experimental gratuita:


Close

Marcar uma visita

Would you like to see our space before joining? Come and visit our coworking space. Please fill out the form and our manager will get back asap.

Vais receber um email de confirmação quando clicares em enviar. Se não, por favor vê a pasta Spam e marca o email como seguro.