fbpx

10 livros que mudaram a minha vida

Livros

Quem me conhece, sabe que adoro ler e que aquele presente que está sempre na minha lista é um bom livro. Hoje trago-te uma lista dos livros mais incríveis que já li (de não ficção) e o que aprendi com eles. No fim da lista, partilho contigo uma dica fantástica que mudou por completo a minha velocidade de leitura e de retenção do conteúdo.

Sapiens – Uma Breve História da Humanidade, de Yuval Noah Harari

Este livro é absolutamente fascinante e eu sempre detestei História!

Fiquei com uma noção muito melhor da evolução da humanidade, do nosso estado atual, de como já foi o mundo e do porquê de ter evoluído assim. Para mim foi uma revelação e a prova de que o que nos ensinaram na escola tem MUITAS incorreções, que nos fazem pensar em nós, Homo Sapiens, como mais especiais do que de facto somos. 

The Power of Habit, de Charles Duhigg

É um livro super interessante, que nos leva através da vários estudos científicos a compreender o poder que os hábitos têm sobre nós, a sua utilidade, como se constroem e mudam e como o apoio da comunidade tem um papel importante nisso.

Já li duas vezes, uma há uns anos e outra nesta quarentena e mereceu cada minuto do meu tempo. Percebermos que temos a capacidade de controlar os nossos hábitos e de moldá-los às nossas necessidades, é fundamental para podermos evoluir.

Grit – The Power of Passion and Perseverance, de Angela Duckworth

Este livro como o anterior, conduz-nos através de vários estudos científicos para provar que a Garra é o verdadeiro segredo do sucesso. Duckworth explica-nos em que consiste ter Garra, como se desenvolve, como a família e a comunidade podem ter um papel fundamental em criar pessoas com garra e como podemos medir e aumentar a garra que temos.

Outro livro que aproveitei para reler durante a quarentena, uma vez que a capacidade de me manter apaixonada pelo que faço e de perseverar perante as dificuldades é algo que tento cultivar constantemente e, às vezes, é bom relembrar o que me leva a fazê-lo.

The Art of Work – A proven path to discovering what you were meant to do, de Jeff Goins 

Neste livro Jeff Goins partilha várias experiências que te vão ajudar a descobrir o teu propósito de vida. Desde honrares as tuas experiências, a perceberes que não precisas de dar um salto para o desconhecido e a reconheceres momentos de mudança.

Li este livro há muitos anos atrás, quando andava à procura do meu propósito de vida. Hoje sou da opinião que o propósito de vida não se encontra, mas sim constrói-se, como já falei num vídeo do Synergy Level Up, mas ainda assim, recomendo este livro, pela importância que teve para mim naquela época e pela validade das experiências que nos conta.

Life’s Golden Ticket, de Brendon Burchard

Brendon Burchard é um coach que eu admiro muito! Já fiz várias formações dele e já tive o privilégio de fazer coaching (comigo como cliente) com uma coach incrível do seu programa de Coaching de Alta Performance.

Neste livro, Burchard conta-nos uma história de ficção para nos levar numa jornada de transformação pessoal, para nos levar a deixar o passado e a ver o que temos de bom mesmo à nossa frente, para nos ensinar a enfrentar medos e desafios e sair do outro lado como uma versão muito melhor de nós mesmos.

É um livro tão transformador que já cheguei a oferecê-lo a uma das minhas alunas, que, mesmo não gostando de ler, me disse que “ficava colada” no livro.

De Clone a Clown – A arte de ter (e vender) ideias criativas, de Vitor Briga

Vitor Briga faz uso do seu treino como palhaço para nos ensinar criatividade, com temas curtos e muito interessantes.

Rich Dad, Poor Dad, de Robert Kyosaki

Sem dúvida um livro que vale a pena ler! Kyosaki aprendeu a importância de ter uma educação financeira, com o seu pai rico (amigo do pai) e o perigo de não a ter e de se manter agarrado à falsa segurança de um emprego, com o seu pai pobre (o seu pai). Neste livro, mostra-nos o que aprendeu e ensina-nos a sair da Rat Race, a corrida em que, quanto mais trabalhamos e mais conseguimos ganhar, mais gastamos, o que nos obriga a trabalhar mais ainda e assim por diante, como um hamster, sempre a correr no mesmo sítio.

Deste livro, destaco a importância de aprender o mais cedo possível como empreender e ganhar dinheiro e como conseguir ter rendimentos passivos.

Girl Boss, de Sophia Amoruso

O livro que deu origem à série da Netflix (que eu também adoro! Já vi 3 vezes). Ainda assim, a série não tira lugar ao livro, até porque romanceia muito mais a realidade de Sophia, passando uma ideia um pouco errada de como chegou ao sucesso. Neste livro, compreendemos que, não temos de nos conformar ao que a sociedade nos diz que é o caminho a seguir. Não temos de trabalhar em coisas que não gostamos, só para pagar as contas. Pelo menos não temos de fazê-lo para sempre, se soubermos olhar para o que nos interessa com novos olhos, se soubermos ver o que nos desagrada no que já existe e soubermos criar a nossa versão, se soubermos trabalhar com paixão e afinco e perseverar. 

Grit de Angela Duckworth, ensina-nos isso através da ciência e Girl Boss, mostra-nos isso através da sua experiência.

I could do anything, if only I knew what it was, de Barbara Sher

Barbara Sher, na minha opinião, vai bastante além do coaching com este livro, chegando mais perto da terapia com as estratégias que sugere. Ainda assim, é um livro valioso, em que aborda várias causas para não se saber o que queremos fazer e, sugere estratégias para ultrapassá-las. Se ainda não sabes o que te interessa fazer, o que te apaixona, acho impossível não nos identificarmos com pelo menos um dos capítulos. Este foi um daqueles livros que li há muitos anos atrás, quando andava em busca do meu propósito de vida e o meu desafio foi precisamente o facto de me ter identificado com mais do que um capítulo, capítulos que pareciam contraditórios como: “Interesso-me por tudo” e “Nada me interessa”, e ainda assim, foi muito útil, pois, como uma boa coach, Sher incita-nos a agir, a experimentar, a arriscar. Funcionou comigo.

It’s not how good you are, it’s how good you want to be, de Paul Arden

Este é um livro muito curto e gráfico, com uma mensagem que vai direta ao assunto. O título é autoexplicativo. Recomendo vivamente!

E agora a dica prometida!

O meu ritmo de leitura é SUUUUPER lento! E uma forma que arranjei de conseguir ler um livro muito mais depressa, foi recorrer aos audiobooks. Utilizo o Audible, da Amazon, paga-se uma mensalidade de cerca de 13€ e tem-se direito a fazer 1 download de qualquer livro por mês, o que é um valor bastante razoável, porque muitos dos livros que leio custam perto de 20€ e assim ficam mais baratos também. 

Os livros estão em inglês, o que pode ser um problema, se não estiveres à vontade, mas acredito que haja audiobooks em português noutras aplicações.

Para mim, a única desvantagem é não poder sublinhar as partes mais importantes. Para contornar isso, nos livros mais marcantes (muitos desta lista), optei por comprar a versão em papel e o audiobook e ler e ouvir em simultâneo. É uma experiência muito interessante e aumenta a taxa de retenção do conteúdo, uma vez que retemos apenas 10% do que lemos e 50% do que vemos e ouvimos.

Qual foi o livro que mudou a tua vida e porquê? Diz-me nos comentários.

Categories: Livros

Post Your Thoughts

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Close

Entra em contacto

Would you like to see our space before joining? Come and visit our coworking space. Please fill out the form and our manager will get back asap.

Vais receber um email de confirmação quando clicares em enviar. Se não, por favor vê a pasta Spam e marca o email como seguro.