fbpx

Tens perfil de empreendedor?

Estás a pensar em ser empreendedor e ainda tens dúvidas? Provavelmente andas com uma ou mais ideias de negócio na cabeça há imenso tempo e ainda não ganhaste coragem para as pôr em prática.

empreendedor
Photo by Danielle MacInnes on Unsplash

Primeiro, deixa-me dizer-te que toda a gente tem ideias de negócio. Sim, toda a gente!

Empreender não é sobre ter ideias de negócio. Não é sobre quem tem a melhor ideia. É sobre quem é capaz de pôr as ideias em prática e de executá-las da forma certa para ter sucesso. É sobre ser capaz de agir, aprender com a experiência e melhorar continuamente, ultrapassando os obstáculos.

E para isso, há alguns traços de personalidade que te ajudam a empreender com melhores resultados. Vamos analisar cada um:

1. Capacidade para te automotivares

Embora empreender muitas vezes implique, e corra melhor, quando se trabalha em equipa, a função dessa equipa é complementar as tuas competências, para que todas as áreas do negócio tenham um bom desempenho. Por isso, a tua motivação não pode estar dependente de factores ou pessoas externas, ou vais acabar por desistir do negócio.

Para te automotivar, ajuda muito se perceberes que a motivação vem com a ação, pelo que se criares uma rotina de trabalho e continuares a trabalhar mesmo quando estás desmotivado, os resultados desse trabalho, por pequenos que sejam, vão ajudar-te a recuperar a motivação.

Além disso, é fundamental que não te deixes desmotivar e desistir se não obténs resultados depressa. Empreender é um processo, com diversas fases e desafios, por isso, prepara-te para uma maratona em vez de um sprint.

2. Gosto por te relacionares com pessoas e perceberes as suas dificuldades

Se és daquelas pessoas que, se pudesse, nunca trabalharia em contacto com o público, talvez empreender não seja a melhor opção para ti. Para que o teu negócio tenha sucesso, tens de solucionar problemas que outras pessoas têm necessidade que sejam solucionados. Por isso, sem teres um contacto muito direto com o público, torna-se impossível entenderes realmente quais são as dificuldades que essas pessoas sentem e quais delas valorizam ao ponto de pagarem por uma solução.

3. Saber e gostar de fazer networking

Para empreender precisas de pessoas, ponto. E não só de clientes. Precisas de contactos e parcerias para poderes evoluir. Sendo assim, fazer networking é essencial para o teu negócio, já que é através da tua rede de contactos que vais conseguir as maiores oportunidades para o teu negócio. 

Isto é válido até para quem não quer empreender. No entanto, para quem quer ter o seu próprio negócio é ainda mais relevante. Não podes empreender com sucesso fechado numa bolha.

4. Capacidade para lidar com o desconhecido e de agir com medo

Mais uma caraterística fundamental dos empreendedores. Repara que não é uma questão de não teres medo! Todos temos medo. Medo de como vai correr, medo de falhar, medo de ter sucesso e não conseguir lidar, medo do que os outros vão pensar… A diferença é que tens de confiar nas tuas capacidades para ultrapassar as dificuldades e fazeres o que tens de fazer pelo teu negócio, mesmo com medo.

Ter um negócio implica sair da zona de conforto, ou seja, implica que te sintas sempre no limite, sempre desconfortável, porque é assim que sabes que estás a crescer e a evoluir enquanto pessoa, enquanto empreendedor e enquanto negócio.

Pergunta-te a ti mesmo: “Consigo lidar com períodos de ansiedade e incerteza sem deixar que isso tenha um grande impacto no meu trabalho e na minha vida? Se a resposta for sim, excelente. Se não, vais ter de trabalhar isso se optares por empreender.

5. Encarar os erros como parte do processo

Mentaliza-te já que vais errar e muito. E cada erro é uma aprendizagem e é assim que tens de olhar para ele, como uma forma de melhorares. Se costumas passar muito tempo a recriminar-te e tens dificuldade em recomeçar, vais precisar de mudar de mentalidade, uma vez que empreender implica lidar com incertezas e testes constantemente, ou seja, tem uma enorme margem de erro e de aprendizagem.

Nesse sentido, para empreender tens de deixar o perfeccionismo de lado. Tens de fazer e testar e fazer de novo e voltar a testar o tempo todo, até conseguires acertar. Não há perfeito e não há versão final, há evolução.

6. Adorar aprender 

learn
Photo by Windows on Unsplash

No seguimento do ponto anterior, a melhor aprendizagem que podes ter é com a prática e os erros. Porém, isso não quer dizer que não devas estudar constantemente para melhorares os teus conhecimentos. E a melhor forma de aprenderes é aplicando o que aprendes, para poderes tirar as tuas próprias conclusões, perceberes onde tens dificuldades, o que funciona e o que tens de adaptar para o teu negócio e a tua realidade.

Trata-se de encontrares o equilíbrio entre teres consciência de que nunca sabes tudo e de que sabes sempre o suficiente para começares a agir, já que a ação te vai direcionar para o que precisas de aprender a seguir.

7. Flexibilidade

Há a ideia errada de que um empreendedor nunca desiste. Na verdade, um empreendedor tem de estar sempre pronto para desistir e para fazer compromissos. Tem de ser flexível para mudar os seus planos para satisfazer as verdadeiras necessidades dos seus clientes.

Na maior parte das vezes, os negócios bem sucedidos não começam e acabam da mesma forma. Começam com uma ideia de negócio, que vai sendo testada e adaptada ao mercado e acaba por se transformar noutra coisa.

Por isso, ser de ideias fixas não é uma caraterística de um empreendedor. Saber analisar o mercado e adaptar-se é.

Mais do que te agarrares ao formato inicial em que pensaste concretizar a tua ideia, deves agarrar-te à tua visão e missão, ao impacto que queres gerar, à diferença que queres fazer com o teu negócio e ser flexível em relação à forma de o fazer.

8. Conseguir estabelecer objetivos para si mesmo e cumpri-los

Esta é a última caraterística da lista, para frisar o quanto é importante terminares o que começas. Sem isso, o negócio perde foco e direção e vai abaixo como uma casa em que não terminaram de fazer os alicerces antes de começarem a fazer o telhado.

Para empreenderes precisas de estabelecer prioridades, objetivos e prazos e de os cumprires. Ou seja, se costumas procrastinar e deixar tarefas importantes por fazer a menos que te dêm prazos para cumprir, corres o sério risco de te deixares absorver pelo trabalho que vais fazer para os primeiros clientes (que vai ter prazos), e acabares por deixar a gestão do teu negócio à deriva, comprometendo todo o seu futuro.

Agora que conheces as 8 principais caraterísticas que um empreendedor deve ter, encaixas no perfil? É perfeitamente normal que não cumpras todos os requisitos e, se assim for, isso não deve demover-te de empreender, se é isso que queres fazer. Porém, deves ficar atento a estas caraterísticas e trabalhar o teu desenvolvimento pessoal ativamente para melhorares, passo a passo. Se, por seu lado, a experiência enquanto empreendedor também te vai ajudar a moldar estes traços, muitas vezes vai fazê-lo de forma mais dolorosa do que se fores proativo e te focares em melhorá-los.

Post Your Thoughts

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Close

Entra em contacto

Would you like to see our space before joining? Come and visit our coworking space. Please fill out the form and our manager will get back asap.

Vais receber um email de confirmação quando clicares em enviar. Se não, por favor vê a pasta Spam e marca o email como seguro.