fbpx

A dica que ainda não tinhas lido sobre como conseguir mais clientes

Synergy - Freelas - Como conseguir mais clientes

Como conseguir mais clientes é uma questão universal tanto para freelancers como para empresas. É uma dúvida recorrente também no nosso evento “Freelas” e por isso, decidi pesquisar mais sobre o tema. As primeiras respostas são aquelas que muitas vezes já li e ouvi:

  • Fazer networking
  • Usar plataformas online
  • Tirar partido dos contactos que já temos
  • Ter uma boa presença nas redes sociais
  • Oferecer conteúdo de qualidade para ser considerado um perito na área
  • Fazer parcerias
  • Recorrer a anúncios pagos online
Synergy - networking

São dicas muito úteis e válidas. Porém, encontrei uma estratégia interessante de que ainda não tinha ouvido falar, pelo menos não desta forma.

Já se sabe que ter uma boa estratégia de marketing, implica conhecer bem o público-alvo e para isso, fazes-se pesquisa, analisa-se o público-alvo da concorrência, criam-se personas, etc. Mas quantas pessoas perguntam realmente ao seu público-alvo o porquê de terem contratado aquele freelancer ou aquela empresa? O que este artigo do Lifehacker sugere é que envies emails a vários negócios que contrataram recentemente freelancers que trabalham na mesma área profissional que tu, e lhes perguntes coisas como:

  • Porque contrataram aquele freelancer?
  • Como o encontraram?
  • Que problema tinham para resolver que os fez contratar um freelancer?
  • Que expectativas tinham ao contratar um freelancer?

O objetivo destas perguntas é compreenderes, PELAS PALAVRAS DO CLIENTE, o que é que eles procuram concretamente: o que valorizam, como e onde procuram freelancers para os ajudar, que problemas têm para resolver e o que esperam de uma relação de trabalho com um freelancer. 

Enviando umas dezenas de emails com perguntas deste género, vais receber resposta a uma parte deles, e vais poder estabelecer uma base de palavras-chave, problemas-tipo e melhores abordagens a ter como freelancer. Uma vez que são muito poucas as pessoas que se dão ao trabalho de implementar esta estratégia, se o fizeres, ficas em vantagem, tendo recolhido informação diretamente de potenciais clientes.

Synergy - Como conseguir mais clientes

Muitas vezes, ficamos cépticos em relação a abordagens tão diretas. Pensamos, ninguém se vai dar ao trabalho de responder ou, como vou encontrar essas empresas que contrataram freelancers?

O que o Paul Jarvis, autor do artigo mencionado acima, conta da sua experiência é que, esta abordagem de pedir opinião e ajuda, funciona melhor do que a de enviar candidaturas espontâneas, porque as pessoas gostam de se ver no papel de peritos e de quem pode ajudar.

Em relação a descobrir quem contactar, ele aconselha a ver a lista de clientes de outros freelancers nos seus sites ou redes sociais. Não se trata de querer “roubar-lhes” os clientes, apenas de recolher informação valiosa para te ajudar a arranjar os teus próprios clientes. Além disso, a grande vantagem que esta técnica tem é que podes pô-la em prática mesmo que ainda não tenhas experiência na tua área e que não tenhas uma presença online forte. Mais do que isso, com as informações que recolheres, vais saber muito melhor o que enfatizar na tua comunicação: exatamente aquilo que os clientes te disseram que procuram.

Como dica extra, fica ainda teres um contacto frequente e imersivo com o teu público-alvo, frequentando eventos e formações vocacionados para eles. Isto, para além de te permitir fazer contactos, faz-te compreender muito melhor o seu tipo de trabalho e os desafios e dificuldades que têm de superar, e assim podes-te destacar pelo teu conhecimento, compreensão e eficiência na proposta de soluções. 

O que achaste desta dica? Diz-me nos comentários.


Vê um exemplo do email que podes enviar:

Olá [X],

[Elogio] Acabei de ver o redesign do vosso site e é fantástico – especialmente [menciona um recurso / função específico].

[Contexto] Sou web designer e queria saber se poderia fazer algumas perguntas rápidas para saber mais sobre como melhor servir o seu setor.

[Chegar ao ponto rapidamente] Vocês são definitivamente líderes na vossa área, por isso, adoraria aprender convosco – todas as respostas serão mantidas no mais estrito sigilo.

  1. O que vos levou a contratar alguém para redesenhar o vosso site?
  2. Que resultados esperavam?
  3. Como encontraram o web designer contratado e por que o contrataram?

Agradeço o vosso tempo e estou ansioso por receber as vossas respostas,
[NOME]

Post Your Thoughts

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Close

Entra em contacto

Would you like to see our space before joining? Come and visit our coworking space. Please fill out the form and our manager will get back asap.

Vais receber um email de confirmação quando clicares em enviar. Se não, por favor vê a pasta Spam e marca o email como seguro.