fbpx

De quanto dinheiro precisas para começar um negócio?

comecar-um-negocio
Imagem de Nattanan Kanchanaprat por Pixabay

Esta é a pergunta para a qual toda a gente que está a pensar empreender quer a resposta.

E antes de passarmos a essa resposta, deixa-nos dizer-te: não comeces a investir no negócio em si antes de teres muito claro qual é a tua missão, ou seja, o que queres mudar com o teu negócio, qual é o teu público e como é que o teu negócio se vai diferenciar no mercado para ajudar esse público.

Isso implica que vais ter de estudar o mercado, o público e a concorrência antes de começares a gastar dinheiro a investir em sites, logotipos, materiais e protótipos. Nada disso faz sentido se não souberes responder a estas questões:

  • Que mudança/melhoria vais implementar com o teu negócio?
  • Que pessoas é que o teu negócio ajuda?
  • Como é que o teu negócio é diferente dos outros?

Investe primeiro em ti

começar-um-negocio
Imagem de Gerd Altmann por Pixabay

Por isso, o primeiro investimento que tens de fazer é em conhecimento e estudo. Se não fazes ideia de como responder a estas perguntas, estuda primeiro antes de começar um negócio. Lê livros, faz cursos, mentorias, procura informação online e fala com pessoas para recolheres o máximo de informação e feedback possível. Estes são investimentos em ti e tu vais sempre colher frutos disso, seja neste negócio que imaginaste agora ou noutro qualquer.

Agora que temos isso claro, vamos começar a responder à tua pergunta.

Ok, mas de quanto dinheiro preciso para começar um negócio?

Nós sabemos que querias uma resposta pronta, mas a verdade é que depende muito do negócio.

Um negócio pode começar quase sem investimento financeiro, com o teu trabalho e tempo como moeda, se for um negócio digital.

Ou pode precisar de um investimento que pode variar entre uns milhares e uns milhões se for um negócio físico ou implicar investigação ou a criação de produtos.

Vais querer conseguir dormir à noite

Um investimento que deves ter sempre em conta é na tua sobrevivência. Até o teu negócio te poder pagar um salário vai passar muito tempo e não há forma exata para saber exatamente quanto. Por isso, embora a maior parte das pessoas te aconselhe a ter dinheiro para 6 meses de despesas, nós vamos um pouco mais longe. Vais precisar de uma fonte estável de dinheiro para te manteres durante 1 ano ou de um emprego que cubra os teus custos até o negócio te começar a pagar.

De outra forma, corres o risco de ficar numa situação precária financeiramente, que pode inviabilizar o teu negócio antes do tempo e prejudicar-te futuramente.

O investimento inicial

Um negócio físico tem naturalmente maior investimento inicial do que um negócio online. Porém, mesmo um negócio online pode implicar um investimento inicial maior se trabalhar com stock, por exemplo.

Por isso, como investimento inicial existem custos de:

  • Abertura de empresa
  • Logotipo e identidade da marca
  • Website
  • Marketing e divulgação
  • Programa de faturação

E podem existir custos de:

  • Obras no espaço físico
  • Mobiliário e decoração
  • Equipamentos especializados
  • Criação de apps
  • Criação de protótipos
  • Consumíveis
  • Embalagens e sacos

Porém, nenhum destes custos deve existir antes de testares uma versão mínima do teu negócio.

O MVP (Mínimo Produto Viável)

comecar-um-negocio
Foto de Startup Stock Photos no Pexels

O teu negócio deve começar sempre por uma versão de teste, com o mínimo de investimento monetário e de tempo possível. Porquê? Porque a maioria das empresas falha porque cria produtos que o público não precisa. E a única maneira de saberes se o público realmente vai comprar o que tens para vender é pores uma versão disso à venda.

Com essa experiência vais receber feedback de clientes reais, perceber quais são as suas necessidades e como podes melhorar ou alterar o teu produto/serviço para que seja bem sucedido.

Enquanto o teu negócio estiver apenas na tua cabeça, não há forma de saber se funciona. Todos os Planos de Negócio falham e têm de ser adaptados quando enfrentam a realidade. Por isso, antes de te comprometeres financeiramente com a tua ideia, testa!

Cria uma comunidade de pessoas interessada no que tens para oferecer antes mesmo de teres algo concreto para vender. E cria uma versão simples do negócio apenas para comprovar que há interesse. Por vezes, uma app que custará milhares a ser desenvolvida, pode ser testada com um simples formulário ou grupo no Facebook e evoluir para a construção da dita app quando já tiveres percebido que vale a pena investir e já souberes muito mais concretamente o que tem mesmo de estar nessa app.

A mesma coisa com um negócio físico, antes de alugares um espaço e gastares dinheiro, precisas de pessoas que estejam ansiosas que abras o teu espaço para lá ir. Podes fazer pré-vendas, pré-inscrições, vendas online primeiro, etc.

Para criares e venderes o teu MVP podes ter custos com:

  • Criação de página de vendas
  • Publicidade online (Google Ads e redes sociais)
  • Criação de um protótipo funcional (se estiveres a criar um produto).

E…

Embora seja totalmente possível começar um negócio sozinho e avançares até ganhares dinheiro para contratar outras pessoas, É MUITO DIFÍCIL conseguires aprender de raiz todas as áreas de competência de um empreendedor e fazeres um bom trabalho em todas elas.

São várias profissões:

  • Gestão
  • Marketing
  • Contabilidade e finanças
  • Comunicação
  • Vendas
  • Design de comunicação…

Podes precisar de contratar serviços de outras pessoas para que o teu negócio atinja o seu potencial. Ou de arranjar sócios com a mesma visão e compromisso que tu e capacidades complementares (nunca iguais às tuas!) para te ajudar a avançar com o projeto. Se tiveres interesse em encontrar sócios para o teu projeto, recomendamos a Teamfounder.

Conclusão

Antes de pensares em quanto dinheiro vais precisar para começar um negócio, pensa na diferença que queres fazer com ele e no público que queres ajudar e TESTA! Faz isso o mais rápido possível, porque só assim vais perceber o negócio que realmente vale a pena criares e aí sim, de quanto dinheiro precisas para o começar.

E nessa fase, em que já tens dados mais concretos e reais, já tens mais segurança para pensares em começar um negócio e já é mais simples conseguires investimento ou incentivos para se não puderes/quiseres avançar por tua conta, seja da banca, de investidores, de programas de apoio ao empreendedorismo ou de amigos e familiares.

Por isso, se estás a pensar em começar um negócio para ganhar dinheiro a curto prazo, vai arranjar um emprego.
Se queres empreender para fazer a diferença e porque queres construir algo teu e ajudar outras pessoas com isso, sabendo que o dinheiro virá a seu tempo, se fizeres um bom trabalho de forma consistente, Vamos a isso!

Post Your Thoughts

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Related Posts
Como não começar um negócio

Como não começar um negócio

A decisão de começar um negócio é normalmente acompanhada por um misto de excitação e…

Começar um negócio é como ter um filho, TODA a gente vai querer dar opinião

Começar um negócio é como ter um filho, TODA a gente vai querer dar opinião

Quando tivemos o Xavier, toda a gente tinha uma opinião para dar sobre tudo, especialmente…

Close

Entra em contacto

Would you like to see our space before joining? Come and visit our coworking space. Please fill out the form and our manager will get back asap.

Vais receber um email de confirmação quando clicares em enviar. Se não, por favor vê a pasta Spam e marca o email como seguro.