Como conseguir mais clientes é uma questão universal tanto para freelancers como para empresas. É uma dúvida recorrente também no nosso evento “Freelas” e por isso, decidi pesquisar mais sobre o tema. As primeiras respostas são aquelas que muitas vezes já li e ouvi:
São dicas muito úteis e válidas. Porém, encontrei uma estratégia interessante de que ainda não tinha ouvido falar, pelo menos não desta forma.
Já se sabe que ter uma boa estratégia de marketing, implica conhecer bem o público-alvo e para isso, fazes-se pesquisa, analisa-se o público-alvo da concorrência, criam-se personas, etc. Mas quantas pessoas perguntam realmente ao seu público-alvo o porquê de terem contratado aquele freelancer ou aquela empresa? O que este artigo do Lifehacker sugere é que envies emails a vários negócios que contrataram recentemente freelancers que trabalham na mesma área profissional que tu, e lhes perguntes coisas como:
O objetivo destas perguntas é compreenderes, PELAS PALAVRAS DO CLIENTE, o que é que eles procuram concretamente: o que valorizam, como e onde procuram freelancers para os ajudar, que problemas têm para resolver e o que esperam de uma relação de trabalho com um freelancer.
Enviando umas dezenas de emails com perguntas deste género, vais receber resposta a uma parte deles, e vais poder estabelecer uma base de palavras-chave, problemas-tipo e melhores abordagens a ter como freelancer. Uma vez que são muito poucas as pessoas que se dão ao trabalho de implementar esta estratégia, se o fizeres, ficas em vantagem, tendo recolhido informação diretamente de potenciais clientes.
Muitas vezes, ficamos cépticos em relação a abordagens tão diretas. Pensamos, ninguém se vai dar ao trabalho de responder ou, como vou encontrar essas empresas que contrataram freelancers?
O que o Paul Jarvis, autor do artigo mencionado acima, conta da sua experiência é que, esta abordagem de pedir opinião e ajuda, funciona melhor do que a de enviar candidaturas espontâneas, porque as pessoas gostam de se ver no papel de peritos e de quem pode ajudar.
Em relação a descobrir quem contactar, ele aconselha a ver a lista de clientes de outros freelancers nos seus sites ou redes sociais. Não se trata de querer “roubar-lhes” os clientes, apenas de recolher informação valiosa para te ajudar a arranjar os teus próprios clientes. Além disso, a grande vantagem que esta técnica tem é que podes pô-la em prática mesmo que ainda não tenhas experiência na tua área e que não tenhas uma presença online forte. Mais do que isso, com as informações que recolheres, vais saber muito melhor o que enfatizar na tua comunicação: exatamente aquilo que os clientes te disseram que procuram.
Como dica extra, fica ainda teres um contacto frequente e imersivo com o teu público-alvo, frequentando eventos e formações vocacionados para eles. Isto, para além de te permitir fazer contactos, faz-te compreender muito melhor o seu tipo de trabalho e os desafios e dificuldades que têm de superar, e assim podes-te destacar pelo teu conhecimento, compreensão e eficiência na proposta de soluções.
O que achaste desta dica? Diz-me nos comentários.
Vê um exemplo do email que podes enviar:
Olá [X],
[Elogio] Acabei de ver o redesign do vosso site e é fantástico – especialmente [menciona um recurso / função específico]. [Contexto] Sou web designer e queria saber se poderia fazer algumas perguntas rápidas para saber mais sobre como melhor servir o seu setor. [Chegar ao ponto rapidamente] Vocês são definitivamente líderes na vossa área, por isso, adoraria aprender convosco – todas as respostas serão mantidas no mais estrito sigilo.Agradeço o vosso tempo e estou ansioso por receber as vossas respostas,
[NOME]