fbpx

Começar um negócio é como ter um filho, TODA a gente vai querer dar opinião

Quando tivemos o Xavier, toda a gente tinha uma opinião para dar sobre tudo, especialmente as pessoas que mal nos conhecem. Ou é porque tem fome, ou sono, ou cólicas, dores de parto… enfim, cada um com a sua teoria.

Desde antes dele nascer que tínhamos tomado uma decisão: a palavra do pediatra que tínhamos escolhido era a lei e a experiência de algumas pessoas próximas era muito bem-vinda. Por isso, o resto era para entrar por um ouvido e sair pelo outro.

Mesmo assim, às vezes essas opiniões mais próximas e queridas contradiziam a do pediatra e aí, a palavra do pediatra vencia.

Só assim foi possível passar pelo início da maternidade/paternidade sem enlouquecer. De facto, quem escolheu o pediatra fomos nós e, se confiávamos na sua competência, não adiantava ficar a questionar cada informação que nos dava.

Na realidade, não é que a maneira dele fosse A MELHOR, A ÚNICA forma. Conhecemos muitos outros pais que fizeram coisas totalmente diferentes e correu bem também. No fundo, não existe UM segredo para criar os filhos. Cada um é criado da forma que os pais acham certo, e está tudo bem.

MAS o ponto é que para NÓS pais sermos capazes de tomar decisões e criar o nosso filho, tivemos de decidir CONSCIENTEMENTE quem ouvir e quem ignorar.

Os mentores de negócio, os especialistas e os especialistas de bancada

Com um negócio é a mesma coisa. Há mil mentores e especialistas, mais os especialistas de bancada, que nunca tiveram negócio nenhum. E uns vão querer que faças as coisas de uma maneira e outros de outra. Qual funciona? A que tu puseres em prática.

Depois é uma questão de umas demorarem mais ou menos tempo, precisarem de mais ou menos investimento, etc.

Por isso, como escolhes o teu mentor?

Conhecimento e experiência em negócio

Inicialmente, é muito importante teres mentores que te acompanhem e orientem nas várias fases do teu negócio. Quer estejas a iniciar ou tenhas um negócio com uma alta faturação, vai haver sempre pessoas que estão acima de ti a nível de experiência e conhecimento e que te podem ajudar a acelerar muito o teu progresso, e a evitar muitos dos erros que irias cometer sem essa orientação.

Valores alinhados com os teus

Porém, o conhecimento e experiência não devem, de maneira nenhuma, ser o único factor a teres em conta no momento de iniciares uma mentoria. Mais importante ainda é que o mentor esteja alinhado com os teus valores, com a tua forma de ver a vida. Caso contrário, vais ficar ainda mais confuso, porque o que te aconselhar e ensinar vai chocar com o teu sistema de crenças.

Sendo fundamental que o mentor te desafie e te ajude a desconstruir algumas das tuas crenças e dos teus métodos para que obtenhas melhores resultados, não faz sentido nenhum teres um mentor que se foca na criação de negócios com propósito, que tenham uma missão e seja um projeto de vida, como nós, se o que queres é enriquecer depressa, independentemente do negócio que vais criar. Ora, se nós não acreditamos que é possível fazeres um trabalho excelente e colheres os frutos dele, se não tiveres uma paixão real pelo que fazes, e se tu só quiseres saber de dinheiro a qualquer custo, por exemplo, nós não somos os mentores certos para ti.

Entendes como funciona isto de teres os valores alinhados com o teu mentor?

Ter em conta os teus objetivos de vida

Outro aspeto importante é que o mentor tenha em conta e respeite os teus objetivos de vida durante a mentoria, e te questione sobre eles. Imagina que um dos teus objetivos de vida é seres convidado para palestras e cursos à volta do mundo. Sem saber isso, o teu mentor pode recomendar que cries todo o teu negócio em português porque tens uma boa oportunidade de penetração no mercado nacional. E tu podes aceitar a recomendação, porque nem paraste para pensar nos teus reais objetivos a médio-longo prazo.

Daí a importância de teres um mentor que mais do que orientar-te para desenvolveres um negócio, se preocupe em que desenvolvas um negócio que faz sentido para a vida que queres ter.

Fazer-te sair da zona de conforto

zona de conforto
Photo by Tudor Baciu on Unsplash

Por fim, vais querer um mentor que te desafie. Se for para continuar a fazer as coisas como farias sem ele, não vai resultar. O mentor tem de te fazer sair da zona de conforto e tu tens de ir para a mentoria de mente aberta e com muita vontade de pôr as mãos na massa para obteres resultados diferenciadores.

Portanto, escolhe um mentor que te desafie, mas te respeite. E segue com fé mesmo. Porque só assim vais poder empreender e agir sem enlouquecer.

Encontra mais dicas sobre os erros que podes cometer ao criar um negócio à tua semelhança neste artigo.

O que achas sobre isto? Comenta em baixo.

Post Your Thoughts

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Related Posts
De quanto dinheiro precisas para começar um negócio?

De quanto dinheiro precisas para começar um negócio?

Imagem de Nattanan Kanchanaprat por Pixabay Esta é a pergunta para a qual toda a…

Close

Entra em contacto

Would you like to see our space before joining? Come and visit our coworking space. Please fill out the form and our manager will get back asap.

Vais receber um email de confirmação quando clicares em enviar. Se não, por favor vê a pasta Spam e marca o email como seguro.